Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Audiência debate qualidade da alimentação nas escolas paranaenses

Por Comunicação. Publicado em 21/09/2023 às 14:14.

Debate faz parte da rodada de discussões sobre a Consolidação das Leis do Consumidor no Paraná; evento reuniu especialistas para tratar sobre a oferta de alimentos nas cantinas.

Por Fernanda Nardo

Proteger o ambiente escolar é um caminho contra a oferta de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio e gorduras que refletem diretamente na saúde de crianças, adolescentes e jovens. Para discutir o direito à alimentação saudável dos pequenos consumidores paranaenses, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná, realizou a segunda de cinco audiências públicas voltadas à Consolidação das Leis do Consumidor no Estado. A iniciativa é do presidente da Comissão, deputado Paulo Gomes (PP), que encabeçou a revisão de 90 leis e 15 projetos de lei voltados às relações de consumo, para a formalização de um só documento legal no Paraná. Ele destaca que com a ajuda de especialistas é possível chegar a um documento final com um benefício para toda a população.

SONORA

Segundo informações da plataforma digital Crianças e Adolescentes em Dados Estatísticos (CADÊ Paraná), a obesidade já é um dos agravos mais frequentes da infância. Já que 27,32% dos jovens paranaenses (0 a 17 anos) estão acima do peso, conforme pesquisa feita em 2019. Entre as crianças de 0 a 4 anos, por exemplo, 7,8% estão com peso considerado elevado para a idade. Já na faixa de 5 a 10 anos, 32,7% estão acima do peso, sendo que 9,5% já estão obesos e outros 5,8%, com obesidade grave.