Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Audiência pública discute impactos do trânsito no sistema de saúde

Por Comunicação. Publicado em 19/09/2023 às 14:17.

Intenção é buscar alternativas para diminuir o número de acidentes e, consequentemente, o evitar desperdício de recursos públicos.

Por Fernanda Nardo

A relação entre acidentes de trânsito e os impactos profundos no sistema público de saúde foram debatidos nesta terça-feira (19) em uma audiência realizada na Assembleia Legislativa do Paraná. Os participantes discutiram sobre como acidentes nas vias sobrecarregam o sistema de saúde, resultando em mortes evitáveis e desperdício de recursos. De acordo com levantamento divulgado pelo Bloco da Saúde, os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) apontam que os acidentes de trânsito representam a segunda maior causa de mortes prematuras no Paraná. No ano passado, foram 2.508 óbitos, sendo os ocupantes de automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres as principais vítimas. O número de mortes no país passou de 335 mil entre 2012 e 2020. Para a deputada Márcia Huçulak, a Assembleia Legislativa precisa capitanear a discussão, influenciando a assim na diminuição dos acidentes e seus impactos no sistema de saúde.

SONORA

O encontro reuniu especialistas, gestores, autoridades e representantes da sociedade para debater o tema, que faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.