Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Audiência pública para discussão sobre o novo modelo de concessão reuniu deputados nesta quinta-feira

Por Jornalismo. Publicado em 04/02/2021 às 17:54.

Audiência pública para discussão sobre o novo modelo de concessão reuniu deputados nesta quinta-feira

Representantes do governo federal estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quinta-feira participando de uma audiência pública sobre a nova proposta de concessão das rodovias do estado. Eles apresentaram o modelo e responderam perguntas dos deputados estaduais.
Marcello da Costa Vieira, Secretário Nacional de Transportes Terrestres disse que o modelo foi baseado em 5 premissas. As duas primeiras são a redução significativa da tarifa e um investimento maciço, fatores que segundo ele estão associados.

SONORA

Segundo o secretário, as outras premissas são a transparência inclusive com a previsão de participação e acompanhamento da população durante todo o período da concessão, soluções de segurança viária e mitigação de riscos identificados nos projetos anteriores.

SONORA

O novo modelo de concessão prevê a inclusão de 834 km no Anel de Integração, completando três mil, trezentos e 27 quilômetros. mil e 700 km devem ser duplicados nos próximos 7 anos e construídos mais 10 contornos urbanos. O valor dos investimentos chega a 42 bilhões. A redução da tarifa está estimada em 25 a 67% dos valores atuais, dependendo da praça. Nos trechos duplicados a previsão é de um degrau tarifário, com aumento de 40% depois da conclusão da obra. Estão previstas 15 novas praças, totalizando 42 em todo o estado. Segundo o levantamento dos técnicos responsáveis pela proposta, 82% das receitas vêm da malha federal, que vai ocupar apenas 65% dos investimentos, ajudando a financiar as rodovias menores.
O modelo tem sido amplamente discutido pelos deputados, 28 deles, inclusive, fazem parte de uma Frente Parlamentar sobre o assunto. Os deputados questionaram vários pontos do projeto, como resumiu o deputado Requião Filho.

SONORA

O secretário rebateu, dizendo que esta tarifa representa investimento.

SONORA

Segundo o deputado Romanelli, a preocupação é que o governo está propondo para o Paraná um modelo que ainda não foi testado e que pode dar errado e prejudicar a população do estado.
SONORA Taroifa justa, preço baixo outorga quem garante
Nesta sexta-feira, tem início a série de dez audiências públicas realizadas pela Frente Parlamentar do Pedágio para discutir o novo modelo de concessão, proposto pelo Governo Federal. As duas primeiras acontecem no Oeste do Paraná. Na sexta, a audiência está marcada para as 9 e meia da manhã no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). No sábado, dia 6, o encontro será na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, com início no mesmo horário. As duas audiências terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

Amanda Yargas