Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bala de Banana de Antonina coloca cidade no mapa do turismo gastronômico

Por Redação. Publicado em 30/11/2023 às 07:58.

A história e o impacto da bala de banana na pequena cidade litorânea do Paraná são contabilizados com a atração de turistas para a região.

Por Marinna Prota

Antonina, uma das mais antigas cidades do Paraná, se destacou no cenário nacional por um sabor único que conquistou o Brasil: a bala de banana. Em 2020, o doce recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).  

Rafaela Takasaki Corrêa, diretora executiva da Bala de Banana Antonina, uma empresa familiar em sua terceira geração, enfatiza a importância da Indicação Geográfica para a marca e a cidade. 

SONORA

Atualmente, a bala de banana de Antonina está disponível em diversos estabelecimentos comerciais. O selo de Indicação Geográfica não apenas agrega valor à marca, mas também facilita a entrada do produto em novos mercados.

SONORA

Outro aspecto da bala de banana é a diversificação de produtos que surgiram em seu rastro, como bolinhos, tortas e molhos, todos mantendo a autenticidade da cidade e o sabor inconfundível da bala de banana. A certificação pode colocar Antonina no mapa do turismo gastronômico, atraindo visitantes para explorar a cultura e o patrimônio histórico da cidade.