Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Brasileiros enfrentam aumento nos gastos com impostos e itens escolares, revela pesquisa

Por Redação. Publicado em 13/03/2024 às 18:52.

Tributos e material escolar pressionam orçamento das famílias

Por Marinna Prota

O início do ano traz um desafio financeiro para muitos brasileiros, conforme os gastos com material escolar, IPVA, licenciamento e IPTU aumentam. Esta realidade é particularmente difícil para aqueles que ja vem enfrentando dificuldades financeiras, como indicado por dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro de 2023, que apontou que aproximadamente 76,6% das famílias estavam com dívidas pendentes. Esses encargos adicionais podem impactar o orçamento doméstico, exigindo estratégias inteligentes para economizar.

Segundo Rogério Brandão, especialista em finanças pessoais, apesar da volta às aulas já ter ocorrido, materiais escolares são um gasto do ano inteiro, e é possível adotar diferentes abordagens para reduzir os gastos com ele, incluindo o planejamento antecipado e a busca por preços mais competitivos.

SONORA

Quanto aos impostos como IPTU e IPVA, a escolha entre pagar à vista com desconto ou parcelar depende da situação financeira individual e das opções disponíveis para cada contribuinte. Brandão ressalta que, embora o pagamento à vista possa oferecer vantagens em termos de economia a curto prazo, é essencial avaliar cuidadosamente se essa opção não vai comprometer a estabilidade financeira geral.

SONORA