Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Café entre os mais premiados do Norte Pioneiro é produzido por mulheres

Por Jornalismo. Publicado em 18/02/2022 às 14:52.

Cafeicultoras do Norte Pioneiro do Paraná se reúnem na colheita e produzem café especial e premiado. Organização fortaleceu economia familiar e trouxe reconhecimento para o papel feminino no negócio.

por Amanda Yargas

O café é um companheiro quase inseparável do dia a dia brasileiro, desde a mesa do café da manhã, até a reunião no escritório, um cafezinho após o almoço ou um copo com aviso de bebida quente para viagem, até o encontro para bater papo com amigos. O café é servido de diversas maneiras e cada vez mais, cafés especiais ganham espaço entre os amantes da bebida. 

No Norte Pioneiro do Paraná, um grupo de mulheres da agricultura familiar se uniu para produzir um produto diferenciado. Elas fazem a coleta seletiva apenas dos grãos maduros, resultando em um café com sabor, aroma e qualidade superior. Mas como esse processo demanda muito trabalho elas fazem a colheita de forma coletiva, como indica a coordenadora do grupo da região de Matão em Tomazina, Silvana Gonçalves.

SONORA

E não é apenas o trabalho que estas mulheres compartilham no campo. A produtora Eloir Souza, conta que a colheita é um encontro entre amigas.

SONORA

O grupo Mulheres do Café foi criado em 2013. De lá para cá os produtos das cafeicultoras da região já foram premiados em vários concursos estaduais e nacionais. A coordenadora considera que essa organização trouxe novas oportunidades para elas.

SONORA

Esse reconhecimento fortaleceu as mulheres na produção de café na região e também dentro da própria estrutura do negócio familiar. 

SONORA

O Café das Mulheres do Norte pioneiro é vendido em lojas especializadas. A região também possui uma experiência turística chamada Caminho do Café das Mulheres. O circuito foi criado em parceria com o IDR e reúne propriedades rurais de Tomazina, Carlópolis e Pinhalão, e também o Laboratório de Classificação e Degustação de café, localizado em Pinhalão. Além de conhecimentos sobre a produção do café, o roteiro oferece hospedagem e vivência nas propriedades rurais, gastronomia típica da região e acesso a agroindústrias familiares e produtos artesanais.