Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Campanha de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças ocorre no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 26/03/2024 às 14:12.

Durante o período são realizadas ações educativas e de conscientização sobre recomendações que possam impedir e dificultar possíveis desaparecimentos de crianças.

Por Fernanda Nardo

A cada dois dias, uma criança desaparece no Paraná, de acordo com o Sicride, Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas da Polícia Civil (PC-PR). Oito inquéritos, ocorridos nos anos 90, estão abertos há mais de 30 anos no Paraná. Diante desse canário, ocorre de 25 a 31 de março,  a “Campanha Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças”. A iniciativa é baseada na Lei 19.920/19, de autoria da deputada estadual, Cantora Mara Lima (Republicanos). A campanha integra o calendário oficial de eventos do Estado. Durante o período são realizadas ações educativas e de conscientização sobre recomendações que possam impedir e dificultar possíveis desaparecimentos de crianças.

Em caso de suspeita, a denúncia pode ser anônima, pelo Disque denúncia 181. Para comunicar o desaparecimento de alguém não é preciso esperar 24 horas. A orientação é procurar a delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida.