Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Programa visa impulsionar iniciativas para proteção integral de vítimas de crimes no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 12/03/2024 às 10:16.

Apenas em 2023, foram ajuizadas pelo Ministério Público do Paraná mais de 19 mil ações penais relativas a violência doméstica.

Por Fernanda Nardo

Ao longo do ano de 2022 foram registrados em todo o estado 38.430 inquéritos policiais envolvendo crimes de violência doméstica e 282 crimes de feminicídio, considerando os casos tentados e consumados. Já em 2023, os números saltaram para 48.655 casos de violência doméstica e familiar e 358 de feminicídio. Os números são do Núcleo de Promoção à Igualdade de Gênero (Nupige), unidade especializada do MPPR. A procuradora de Justiça Samia Saad Gallotti Bonavides, destaca que são grandes os desafios para a concretização da igualdade entre homens e mulheres.

SONORA

Neste sentido, o Ministério Público tem um projeto de apoio às mulheres vítimas de crimes, o Programa de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e de Apoio às Vítimas (Pró-Vítima) do MPPR. A iniciativa atua no atendimento, acolhimento, atenção, reparação e proteção às vítimas de crimes, como pontua a procuradora.