Campanhas reforçam a importância de comprar em empresas locais e ajudam empresários a manter o negócio funcionando durante a pandemia, contribuindo para manter empregos. Confira alguns exemplos na reportagem de Amanda Yargas.
Foto: Pascal Guyot/AFP
A campanha do Sebrae Compre do Pequeno lembra da importância de fortalecer a economia dentro da própria comunidade, protegendo empresas e empregos no seu bairro. A campanha ganhou mais força neste ano, como explica a consultora de negócios do Sebrae Paraná, Marcia Giubertoni.
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Outras empresas também começaram a incentivar pequenos negócios durante a pandemia. Uma parceria criou uma plataforma para venda antecipada de serviços e produtos com valores promocionais. Em Curitiba, são mais de 500 empresas cadastradas, o que corresponde a 17% dos estabelecimentos comerciais da capital. A maior parte dos negócios que aderiram são do setor de Vestuário e Acessórios com 12,4% entre os registrados. Em seguida, vem os segmentos de Cuidados Pessoais – Saúde e Beleza com 9% e Casa e Jardim com 3,8%. Alimentação e Bebidas ocupa o 4º lugar com 2,4%. Os setores de Educação, Entretenimento e Eletrônicos, estão empatados com 2% cada.
Outra parceria, entre uma empresa de publicidade e outra de mídia urbana, vai dar visibilidade para os pequenos negócios. 37 outdoors serão dedicados à divulgação de produtos e serviços do próprio bairro. A cada mês 148 comércios locais vão ganhar o anúncio gratuito da “Pense Grande”. Um dos negócios anunciados de foi o restaurante da empresária Semia Majzoub. O negócio foi aberto no fim do ano passado e, quando começava a ter um bom movimento, veio a pandemia. Ela conta que a publicidade gratuita tem ajudado o restaurante a se manter trabalhando.
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De acordo com o Sebrae, 54% dos empregos formais do país são gerados em pequenos negócios. Por isso a empresária lembra que é preciso incentivar a economia local.
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Repórter Amanda Yargas