Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cooperativas de crédito são opção para pequenas cidades

Por Jornalismo. Publicado em 17/08/2020 às 19:16. Atualizado em 27/08/2020 às 19:25.

4 em cada 10 cidades paranaenses não tem tamanho e movimentação financeira suficiente para comportar uma agência bancária. Estes lugares poderiam ficar sem acesso a serviços financeiros, mas as cooperativas de crédito aparecem como uma alternativa aos bancos tradicionais e ainda trazem algumas vantagens. A reportagem é de Amanda Yargas.

 

 

 

 

O cooperativismo de crédito é um segmento bancário que já conta com mais de 12 milhões de adeptos no país. Uma pesquisa conduzida pelo especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, Juliano Assunção, do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, revelou que as cooperativas de crédito têm capacidade de atender regiões mais isoladas e rurais comparativamente aos bancos. De acordo com o estudo, essas instituições financeiras tradicionais se restringem a atender cidades com mais de 8 mil habitantes.

Já no cooperativismo de crédito a instalação de uma agência é viável em municípios que tenham a partir de 2mil e 300 habitantes. Para se ter uma ideia da importância dessa capilarização, cerca de 40% dos municípios paranaenses têm menos de 8 mil habitantes. Locais em que apenas o cooperativismo de crédito tem capacidade de atuação, segundo o estudo.

O presidente nacional do Sicredi, Manfred Dasenbrock (Dazembróqui), diz que ampliar o acesso social aos serviços bancários é uma das metas do setor.

ÁUDIO

São 55 instituições do gênero no Paraná. As cooperativas de crédito funcionam de forma diferente dos bancos tradicionais. O cooperado não é um cliente, mas sim um sócio. E como a ideia não é ter lucro, os serviços costumam ser mais baratos. Além disso, há um compromisso com o reinvestimento na economia local.

Segundo o presidente, esse contexto favorece o surgimento dessas instituições nas localidades menores e com a economia mais vulnerável.

ÁUDIO

As cooperativas de crédito surgem com um grupo organizado e fortalecem a economia de toda a comunidade. Uma tradição que se mantém mesmo quando há pessoas partindo em busca dos grandes centros urbanos.

ÁUDIO

 

 

Repórter Amanda Yargas