Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Coronavírus: Sebrae faz campanhas para ajudar os pequenos negócios a superarem a crise

Por Jornalismo. Publicado em 01/04/2020 às 20:08.

O Sebrae está incentivando os consumidores a escolherem pequenas empresas durante a pandemia do coronavírus e auxilia empresários a reinventar seus negócios. A ideia é proteger empregos e a economia local. Confira na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

O Sebrae está com duas campanhas durante a pandemia de coronavírus para ajudar pequenos empreendedores. A primeira delas é a Compre do Pequeno, que alerta para a importância de cuidar de quem está próximo de nós. Assim a campanha incentiva as pessoas a comprarem de pequenos negócios no próprio bairro em que moram. Assim elas não precisam se deslocar muito e fortalecem a economia local, protegendo empregos, como explica a consultora de negócios do Sebrae Paraná, Marcia Giubertoni.

Segundo o Sebrae, o Brasil tem quase 17 milhões de micro e pequenas empresas, que respondem por quase metade da massa salarial do país e aproximadamente 30% do PIB nacional,  mas, neste momento, o setor está entre os mais vulneráveis à crise. Segundo a consultora as empresas tem se adaptado para atender os clientes sem comprometer o isolamento social

No ramo de alimentação, o empresário Rodrigo Resnauer fornecia refeições para hotéis e empresas. Com a pandemia o negócio teve que se reinventar em apenas 15 dias e agora eles vendem os pratos online. Com 20 funcionários, ele se esforça para evitar demissões e lembra da importância de os clientes priorizarem pequenos empreendimentos na hora de comprar.

A outra campanha vai justamente ajudar as empresas a encontrarem soluções para atravessar a crise sanitária e econômica. O “Sebrae ao seu lado” tem como público os Microempreendedores Individuais (MEI), microempresários e donos de pequenos negócios. Ela vem para lembrar que o Sebrae está trabalhando com uma força tarefa virtual, para ajudar esses empresários a enfrentar os desafios do momento, como explica a consultora Marcia Giubertoni.

No caso do empresário Thiago Silva, que tem um aplicativo para que as pessoas contratem serviços de limpeza em residências e escritórios, a preocupação era tripla. Em relação a própria empresa, a demanda diminuiu muito, já as pessoas que oferecem o trabalho no aplicativo ficam vulneráveis a problemas financeiros se não trabalharem e ao vírus durante a realização normal das atividades. Foi preciso então adotar medidas para diminuir estes riscos. Além de seguir todas as determinações das autoridades de cada cidade em que o aplicativo atua, as profissionais que estão fora do grupo de risco e podem continuar trabalhando são orientadas a como evitar se contaminar. A empresa também tem encontrado soluções tanto para proteger as profissionais quanto para ajudar os clientes no combate a Covid-19.

As consultorias gratuitas do Sebrae durante a pandemia estão disponíveis em vários canais de atendimento que você pode encontrar no site da organização. Anote aí: sebraepr.com.br

 

Repórter Amanda Yargas