Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Crime Cibernético: o que é e como pode ameaçar empresas e pessoas físicas

Por Redação. Publicado em 31/01/2023 às 07:00.

Esses crimes são cada vez mais comuns e os criminosos “se especializam” na mesma velocidade da tecnologia, causando graves danos financeiros e emocionais às vítimas

Por Flávia Consoli

Crimes cibernéticos incluem atividades ilegais cometidas usando tecnologias da informação, como hacking, roubo de informações pessoais, fraude online, extorsão e invasão de privacidade. Esses crimes são cada vez mais comuns e podem causar graves danos financeiros e emocionais às vítimas. É importante tomar medidas de segurança, como manter senhas fortes e proteger informações pessoais, para que esse tipo de ação criminosa não aconteça. Além disso, é importante denunciar qualquer atividade suspeita às autoridades responsáveis. Quem fala mais sobre o assunto é Mario Toews, DPO (Data Protection Officer), especialista em em Direito Digital e em Segurança da Informação, sócio e instrutor certificado da Datalege Consultoria Empresarial. Existem estatísticas recentes sobre a ocorrência desses crimes no Brasil e no mundo?

SONORA

Infelizmente, ninguém está livre das tentativas de golpes cibernéticos. Os aplicativos de redes sociais são frequentemente usados como veículos para esse tipo de crime, como phishing, invasão de privacidade e roubo de informações pessoais. Os criminosos usam técnicas específicas  para enganar as pessoas a compartilhar informações sensíveis ou clicar em links maliciosos, como por exemplo oferecer vantagens como presentes ou dinheiro e até mesmo forjar relacionamentos amorosos. E como as pessoas podem se proteger desses golpes em situações do cotidiano?

SONORA

A legislação brasileira vêm sendo atualizada para tornar o ambiente digital mais seguro? O especialista explica quais são garantias legais para cidadãos e empresas.

SONORA

É importante que as pessoas tomem medidas de segurança online para proteger as informações pessoais e financeiras contra os crimes cibernéticos. E quando o crime digital acontece, qual o procedimento que deve ser adotado?

SONORA