Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curso ajuda gestores públicos com contratações em situação de emergência

Por Jornalismo. Publicado em 13/05/2022 às 14:00.

Durante decreto de situação de emergência, compras e contratos de serviços pela administração pública seguem regras diferentes do normal. Um curso ajuda gestores a se preparar para momentos de crise.

por Amanda Yargas

A estiagem foi a responsável pelo estado de emergência decretado no Paraná e em cerca de 50 municípios do estado. Chuvas fortes também atingiram algumas regiões, e levaram ao decreto de emergência em Maripá na região Oeste, há 2 semanas. 2022 também teve uma série de desastres naturais no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

O decreto de emergência permite à gestão pública a contratação de serviços para atender a demanda de enfrentamento da calamidade, com regras diferentes do processo de licitação comum. Agora um projeto pretende ajudar os gestores públicos a se preparar para momentos de crise.

O curso de contratações emergenciais durante desastres naturais, ofertado pelo Projeto Pacto pela Modernização da Administração Pública, está com inscrições abertas. A ideia é que, quando algo assim acontecer, os gestores saibam como lidar com o problema, como conta a coordenadora do projeto e professora de Direito, Tatiana Camarão.

SONORA

O Projeto Pacto pela Modernização da Administração Pública tem o objetivo de atuar com a melhoria das práticas da gestão pública, análise de novos sistemas de tecnologia, metodologias de trabalho, modelos de gestão, ferramentas e novos instrumentos administrativos. O curso é gratuito, tem inscrições até o dia 25.  Interessados devem ter experiência em contratações ou intenção de atuar na área e vão passar por seleção. Para mais informações, mande um email para [email protected]