Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Demanda estimula produção de orgânicos, mas preço final afeta consumo

Por Comunicação. Publicado em 27/10/2021 às 11:00.

Apesar da alta na produção de alimentos orgânicos, o preço final mais elevado ainda influencia na decisão de compra dos brasileiros

 

Por Fernanda Nardo

 

A consciência do consumidor em relação ao consumo de produtos sustentáveis é cada vez mais crescente nos dias de hoje. Estimulada por uma mudança de mentalidade em busca de uma alimentação mais saudável, o consumo de orgânicos é crescente no Brasil e no mundo. Dados da Associação de Promoção dos Orgânicos mostram que, no primeiro semestre do ano passado, a venda de produtos orgânicos teve crescimento de mais de 50% no país. O professor de Inovação e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios, Gustavo Loiola, afirma que a produção orgânica respeita os ciclos naturais, a preservação do solo e a biodiversidade.

 

SONORA

 

Apesar do aumento da disponibilidade de produtos orgânicos nos supermercados e em feiras livres, o consumo nacional destes produtos ainda cresce abaixo da média global. Para Loiola, isso se deve por uma série de fatores.

 

SONORA

 

No entanto, o especialista sugere que com a mudança de perfil dos consumidores brasileiros que estão mais preocupados com as questões de saúde e sustentabilidade, e com o auxílio da tecnologia, será possível aos poucos aumentar a oferta e a demanda dos produtos orgânicos e torná-los mais acessíveis. 

 

SONORA

 

Ao comprar produtos desse tipo é preciso estar atento se está efetivamente consumindo um alimento orgânico. Uma dica é sempre conferir se o produto contém o selo de certificação orgânica ou optar por feiras livres exclusivas de alimentos orgânicos.