Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto instala painéis fotovoltaicos em cooperativa de recicladores na Vila Torres, em Curitiba

Por Comunicação. Publicado em 09/01/2024 às 07:00.

70% das famílias vivem da coleta de materiais recicláveis no local.

Repórter Camila Calaudiano, sob supervisão de Alice Lima. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR

A comunidade Vila Torres, que fica em Curitiba, é uma das principais recicladoras de lixo da cidade. A estimativa da Associação de Moradores do local é de que 70% das famílias vivem da coleta de materiais recicláveis. Por isso, o projeto Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Emergência Climática, o Napi, que é coordenado pela Universidade Federal do Paraná, está desenvolvendo uma experiência piloto com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do local, a Recicapanema. A ideia é instalar painéis fotovoltaicos em lugares estratégicos para substituir o uso da energia elétrica por energia solar. A medida deve reduzir os custos para esses trabalhadores.

O professor e coordenador do projeto de pesquisa Educação para a Sustentabilidade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Eloy Casagrande, explica que essa iniciativa surgiu a partir de um Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil, orientado por ele.

SONORA

Além de diminuir custos e os impactos das mudanças climáticas com o uso de fontes alternativas de energia, são necessárias práticas para a conscientização da população.

É o que explica a pesquisadora de comunicação e direitos humanos Criselli Montipó, que também é integrante do Napi. Ela está desenvolvendo uma pesquisa sobre ações educacionais para o enfrentamento da emergência climática no Paraná.

SONORA

A pesquisadora ainda ressalta que a chamada educação climática pode ser trabalhada de forma simples, com oficinas, podcasts, reportagens e recursos variados, de acordo com o público-alvo, para que a mensagem chegue a todas as pessoas.

 

Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.