Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados estaduais lançam manifesto unânime contra proposta de pedágio do governo federal

Por Jornalismo. Publicado em 06/04/2021 às 16:03.

Depois de realizar audiências públicas a respeito do pedágio em todo o estado, a Assembleia Legislativa do Paraná enviou um documento para a ANTT se posicionando de forma unânime contra a proposta do governo federal.

 

Todos os 54 deputados estaduais do Paraná assinaram um manifesto nessa segunda-feira contra a proposta do governo federal para os novos contratos de concessão dos pedágios. O documento pontua conclusões das 10 audiências públicas realizadas em todo estado pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio, além de avaliações técnicas. O coordenador da Frente, deputado Arilson Chiorato (PT) considerou que o pedágio impacta até de quem não passa pela cancela porque influencia o preço dos produtos, por exemplo. Ele avaliou o que o manifesto representa: “A população do Paraná não aguenta mais pagar pedágio caro, ver obras inacabadas e concessionárias tendo que se explicar na Justiça por desvios de dinheiro do usuário. Esse manifesto representa esse “chega” que está na garganta de todos os paranaenses”.

O manifesto do legislativo estadual foi enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como parte da Audiência Pública aberta pelo órgão federal para coletar críticas e sugestões ao modelo de concessão previsto para o Paraná.

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), explica que vários pontos do modelo sugerido pelo governo federal encarecem a tarifa e prejudicam os paranaenses.

SONORA

No manifesto, os deputados indicaram ainda que não vão autorizar a cessão das rodovias estaduais para integrar as concessões, caso elas não sejam feitas pelo modelo de menor preço de tarifa, com garantias de entrega das obras de melhorias. As estradas estaduais representam ⅓ do total previsto para concessão e a decisão, segundo Romanelli, inviabilizaria o projeto.

SONORA

 

Amanda Yargas