Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dólar alto aumenta o preço de produtos para o consumidor final

Por Jornalismo. Publicado em 22/06/2020 às 16:59.

Em 2020, o dólar chegou a quase 6 reais no mercado brasileiro, mas deve fechar o ano na casa dos 5 reais e 20 centavos e a pandemia não foi a única culpada. Na prática, o preço sobe para o consumidor final, mas empresas exportadoras são favorecidas com produtos mais competitivos lá fora. Confira.

 

Foto: Paul Bradbury/Alamy

 

A alta do dólar é um movimento comum em momentos de grande incerteza do mercado financeiro. Em maio, a moeda americana chegou a valer 5 reais e 99 centavos. Isso acontece por que, com o aumento do risco, os investidores internacionais focam seus recursos em locais com economia mais estável, principalmente nos Estados Unidos, e por isso a nossa moeda e a de outros países do mundo desvalorizam. O resultado disso pode ser sentido pelos brasileiros no preço dos produtos do dia a dia, como conta a assessora de investimentos Regi Arruda.

ÁUDIO

De acordo com o último boletim Focus, publicado nessa segunda-feira pelo Banco Central com as projeções do mercado brasileiro para este ano, o dólar vai cair para 5 reais e 20 centavos até dezembro e para 5 reais no ano que vem. A assessora de investimentos comenta a evolução esperada nos próximos meses.

ÁUDIO

Mas apesar de vários aspectos negativos, há setores que vão ser favorecidos com o valor alto da moeda americana, como explica a assessora Regi Arruda.

ÁUDIO

 

Repórter Amanda Yargas