Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Empresas devem liberar horários alternativos para funcionários acompanharem jogos da Seleção feminina? 

Por Redação. Publicado em 19/07/2023 às 19:15.

Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos permite a alteração de expediente durante o torneio.

Por Marinna Prota

A estreia da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo da Austrália está marcada para o dia 24 de julho. Alguns órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa do Paraná, devem adotar um horário alternativo de trabalho, nos moldes feitos durante a Copa do Mundo masculina. 

Além disso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou uma portaria no Diário Oficial da União concedendo a alteração de horário de trabalho dos servidores públicos nos dias de jogos.

De acordo com Miriam Knopik Ferraz, advogada especialista em Direito do Trabalho, nos dias em que o Brasil entra em campo, a medida publicada pelo ministério atinge apenas servidores públicos. Já para trabalhadores da iniciativa privada, não existe uma legislação específica. 

SONORA

De acordo com Miriam, cada empresa deve decidir como administrar a situação.

 SONORA

As empresas devem garantir uma comunicação clara e prévia aos funcionários caso adotem mudanças nos horários de trabalho.

 SONORA

Caso não seja concedida  folga ou alteração da jornada e o colaborador não comparecer nos dias dos jogos, ele pode receber advertência, suspensão sem remuneração e até mesmo, uma dispensa por justa causa. A Copa do Mundo de futebol feminino começa na sexta-feira (20), e vai até o dia 20 de agosto. O mundial será disputado na Austrália e na Nova Zelândia.