Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Entre Rios produz grande parte do malte consumido pela indústria cervejeira no Brasil

Por Comunicação. Publicado em 06/12/2021 às 12:04.

Puxado pela região de Guarapuava, Paraná lidera produção nacional de cevada, respondendo por 72% da produção do grão no Brasil em 2020. O plantio se concentra principalmente na região de Guarapuava, uma tradição que contempla o trabalho de gerações no campo

Por Fernanda Nardo

Paloma Detlinger é parte da quarta geração de famílias eslavo-germânicas que se estabeleceram nas colônias que formam a comunidade de Entre Rios, em Guarapuava, na região Central do Estado. Eles trouxeram na bagagem uma experiência na agricultura e foi assim que ajudaram a construir uma das regiões mais produtivas do Estado e do Brasil, que se destaca principalmente na produção da cevada, matéria-prima do malte utilizado na fabricação de cerveja. É da Colônia Entre Rios que sai grande parte do malte consumido pela indústria cervejeira brasileira. No caso de Paloma, a tradição familiar vem de décadas no cultivo. Após a morte do pai, há quatro anos, ela abriu mão de um doutorado em Química para assumir a propriedade junto com a mãe.

SONORA

Paloma já cultivava outros grãos, como soja, milho e aveia preta. Em sua primeira safra de cevada, neste ano, Paloma colheu 4,5 mil quilogramas do grão por hectare, produtividade superior à média do Estado.

SONORA

O cultivo no Estado é impulsionado pela Cooperativa Agrária. Praticamente todo o plantio na região é feito pelos cooperados, que vendem a produção para a própria Agrária. Em Grandes Rios, está a Agrária Malte, a maior maltaria da América Latina, responsável por 30% da demanda nacional. Um dos motivos que fazem com que cevada de Guarapuava tenha melhor produtividade que a média nacional está no trabalho de pesquisa desenvolvido pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), como explica Márcio Mourão, coordenador da Fapa e da Assistência Técnica da Agrária.

SONORA

O Paraná lidera a produção nacional de cevada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado respondeu por quase 62% da área cultivada e por 72% da produção do grão no Brasil em 2020. De acordo com as estatísticas da Produção Agrícola Municipal, a área plantada no Estado no ano passado chegou a aproximadamente 64 mil hectares, e no País somou cerca de 104 mil hectares. Foram colhidas, no Estado, mais de 278 mil toneladas do grão, enquanto a produção nacional somou 387 mil toneladas em 2020.