Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Fevereiro teve chuvas abaixo da média no PR e Simepar prevê mais períodos de estiagem no interior

Por Jornalismo. Publicado em 04/03/2022 às 07:00.

O Simepar fez o balanço do índice pluviométrico no estado e prevê mais períodos de estiagem. Há possibilidade de que eles afetem a agricultura e o abastecimento de água, principalmente no interior do estado.

por Amanda Yargas

O mês de fevereiro foi encerrado com chuva abaixo da média histórica na maioria das cidades do Paraná. O nível caiu de forma mais acentuada na região norte e no litoral. A média ultrapassa 300mm nas cidades litorâneas e não chegou a 150mm na maioria delas. No norte do estado, esse período já é menos chuvoso, com média próxima a 150mm em várias cidades da região. No entanto, a queda também foi drástica, com Maringá e Apucarana abaixo dos 50mm. A diminuição é resultado de poucas frentes frias atuando no estado, o que provocou chuvas mais típicas de verão com aguaceiros de pouca duração. 

De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, os próximos meses continuam com estimativa de chuvas menos frequentes que o normal. 

SONORA

Segundo ele, é possível que esta condição mais seca afete a agricultura. 

SONORA

Na contramão dos outros municípios do estado a cidade de Jaguariaíva, nos Campos Gerais teve um acumulado de 307,4 mm mais do que o dobro da média histórica. As chuvas na região foram intensas e concentradas em poucos dias.