Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Geada não afeta produção agrícola do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 19/05/2022 às 20:17.

As baixas temperaturas registradas nesta semana e as geadas não afetaram a produção agrícola do Paraná.  Segundo Deral, elas podem até ser benéficas para a produção.

por Amanda Yargas

O frio registrado esta semana no Paraná, que contou com geada em algumas regiões, e até registro de neve, não afetou a produção agrícola do estado. A avaliação foi feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral)  no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária. 

Os técnicos apontam que o trigo pode inclusive se beneficiar das temperaturas mais baixas, que favorecem a aclimatação e estimulam o perfilhamento. A safra está com 46% da área semeada, mas as lavouras ainda não chegaram em estágio crítico para o frio. 

Na avaliação, ainda é considerado que o tempo mais rigoroso ajuda a controlar a população de insetos e plantas que poderiam prejudicar o crescimento do trigo. Assim , os agricultores acabam reduzindo o uso de produtos de combate às pragas.

Nas regiões produtoras da segunda safra de milho também não houve registro de geadas de intensidade relevante. 55% das lavouras está em fase de frutificação e 87% delas é avaliada como em boas condições. Para o feijão, as projeções de produção se mantêm em 605 mil toneladas, sem registro de lavouras afetadas por geadas.