Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governador quer tornar o Paraná uma central logística para América do Sul

Por Jornalismo. Publicado em 02/02/2022 às 17:50.

O governo estadual vê as obras de infraestrutura como parte de um projeto de futuro para o Paraná. Ratinho Junior abriu os trabalhos da Assembleia Legislativa em 2022 com o balanço de 2021 e os planos para este ano.

por Amanda Yargas

 

Nesta quarta-feira, a Assembleia Legislativa do Paraná retomou as atividades. A primeira sessão plenária do ano, realizada em modelo híbrido, com parte dos parlamentares acompanhando a sessão de forma presencial e parte de forma remota, recebeu o governador Ratinho Junior. 

De acordo com a Constituição paranaense, o chefe do executivo deve  expor a situação econômica e administrativa do Estado na abertura anual da Assembleia. 

Ratinho Junior elencou a crise hídrica e a pandemia como os maiores desafios enfrentados durante o seu mandato, mas considerou que eles foram amenizados com o esforço das instituições públicas e com o apoio da população na procura pela vacina e na economia de água. 

Entre as conquistas, ressaltou que a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) citou o Paraná como exemplo mundial de sustentabilidade, devido a diversos programas na área ambiental e a declaração do estado como área livre da febre aftosa sem vacinação, reconhecimento concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Considerou ainda como a grande conquista do ano de 2021 o encerramento das concessões das rodovias do estado.

SONORA

Ratinho Junior citou diversas obras de infraestrutura realizadas e planejadas, principalmente nos modais de transporte com a modernização de rodovias, a construção da Nova Ferroeste e da nova pista do Aeroporto Afonso Pena. Ele também destacou as mudanças nos portos paranaenses.

SONORA

O governador contou que essas mudanças estão ligadas a uma visão de futuro.

SONORA

O Governador também lembrou que o orçamento de 2022 prevê 54 bilhões de receitas e também de despesas, 17,4 bilhões, destinados às àreas de saúde, Educação e Ensino Superior. Já para a segurança pública, serão 4,2 bilhões, dos quais, 3,1 bilhões serão destinados a investimentos. Ratinho Junior citou diversos programas sociais criados em seu governo para atender pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos e jovens em busca do primeiro emprego. Ele fez ainda um balanço do crescimento estadual no último ano.

SONORA