Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo anuncia acordo sobre desoneração

Por Comunicação. Publicado em 10/05/2024 às 13:48.

Desoneração segue mantida durante este ano aos 17 setores da economia; A partir de 2025, será iniciada uma cobrança gradativa.

Por Fernanda Nardo

Um acordo sobre a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia foi anunciado nesta quinta-feira (9) pelo governo federal e o Congresso. Hoje, a regra permite que empresas de 17 segmentos substituam esse pagamento, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta do empreendimento, que varia de 1% a 4,5%.  Com o acordo,  a desoneração segue mantida durante este ano. A partir de 2025, será iniciada uma cobrança gradativa, como explica o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

SONORA

A partir de 2025, as empresas voltarão a contribuir com a Previdência, com imposto de 5% sobre o total da remuneração dos funcionários. Haverá um crescimento gradual da alíquota, que vai atingir 20% em 2028. O assunto foi motivo de impasse, após a desoneração ser aprovada no Senado e na Câmara e ser contestada pelo governo federal no judiciário. Resolvida a questão com os 17 setores, falta agora, alinhar o entendimento da desoneração dos municípios, que deverá ser debatida a partir da próxima segunda-feira (13) com representantes dos municípios, como pontua o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

SONORA