Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo do Paraná planeja aumentar ICMS para 19,5% em resposta à Reforma Tributária

Por Redação. Publicado em 22/11/2023 às 14:23.

Secretários de Fazenda de seis estados assinam comunicado oficializando a medida

Por Marinna Prota

O Governo do Paraná anunciou um plano de aumentar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 19% para 19,5%. Uma nota conjunta, assinada pelo secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia, e pelos secretários de Fazenda de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, justifica o aumento como uma resposta à Reforma Tributária em trâmite no Congresso Nacional.

O governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, já havia se posicionado contra o texto que tramita no Senado e chamou as mudanças na carga tributária de retrocesso para o país. 

SONORA

O governador questionou ainda a falta de clareza na questão tributária, destacando a complexidade do sistema.

SONORA

Em nota, a Secretaria de Fazenda disse que o reajuste teria o objetivo de “equilibrar as distorções de arrecadação que podem ser provocadas pela reforma tributária”. O impacto do aumento do percentual de arrecadação deve ser direto em diversos setores da economia, como alimentação, transporte e energia elétrica.

O economista Carlos Magno pontua quais produtos e serviços devem sofrer aumentos e reajustes de preço, caso a proposta seja aprovada para o ano que vem.

SONORA 

O economista também questiona a real proporção do aumento.

SONORA

O projeto de reajuste do ICMS será enviado pelo executivo à Assembleia Legislativa do Paraná, onde os deputados vão debater sobre o texto e aprovar ou não a medida. Caso aprovada, ela só passará a valer em 2024.