Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo e União anunciam investimentos para favorecer agricultura familiar do PR

Por Jornalismo. Publicado em 09/10/2020 às 17:20.

O governador Ratinho Junior recebeu o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, nesta sexta-feira, para formalização de investimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Governo do Paraná vai contar com mais 23 milhões e 100 mil reais para impulsionar a compra de produtos de pequenos e médios produtores da agricultura familiar do estado. Os recursos são de um convênio com o governo federal, assinado nesta sexta-feira pelo governador Ratinho Junior, em cerimônia no Palácio Iguaçu que contou com a presença do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Ratinho Junior afirmou que essa é mais uma ação para fazer com que o alimento plantado chegue à mesa de pessoas mais vulneráveis. E que o programa visa minimizar a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19.

SONORA

O termo firmado com a União permite ao Paraná aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos, PAA. Estão disponíveis, apenas nesta modalidade, 7 milhões e 300 mil reais. O governo estadual fica encarregado de selecionar os agricultores, municípios e entidades filantrópicas que vão integrar o projeto.

O produtor vai vender diretamente para as associações, com o pagamento sendo feito pelo governo federal. Cada produtor selecionado poderá receber até 6 mil e 500 reais por ano. A ação vai beneficiar 1.134 agricultores familiares em situação de vulnerabilidade social, de 80 municípios do Estado com os menores índices de IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano. Além disso, o convênio prevê 8 milhões de reais por meio de ações da Companhia Nacional de Abastecimento, voltada para pequenas cooperativas locais, e 7 milhões e 600 mil reais para o PAA Municipal, quando os acordos são estabelecidos diretamente com as cidades.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o atendimento direto à pessoa física vai fortalecer o produtor em situação de vulnerabilidade nos pequenos municípios, e que precisa da atenção do Governo.

SONORA

De Curitiba, Juliana Sartori