Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo publica novas regras para o empréstimo consignado do Bolsa Família

Por Jornalismo. Publicado em 10/02/2023 às 11:51.

O programa de distribuição de renda do governo federal vai voltar a ser incluído nos empréstimos consignados pela CAIXA, mas novas regras foram publicadas.

Por Marinna Prota

O governo federal anunciou que vai “liberar” a retomada do empréstimo consignado do Bolsa Família pela Caixa Econômica Federal a partir das novas regras publicadas no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (9).

De acordo com a nova publicação, os empréstimos terão um limite mensal de 5%, o que antes era de até 40% do benefício abatido na folha. A portaria também limitou o número de prestações do empréstimo a 6 parcelas mensais e sucessivas. Antes, o número máximo de parcelas era de 24. Além disso, a taxa de juros não pode exceder 2,5% ao mês.

Para o economista Hugo Meza, é preciso ter cautela na hora de realizar este tipo de empréstimo, mas em algumas situações ele pode ser benéfico.

SONORA

O valor do bolsa família pago aos beneficiários hoje é de R$ 600,00 por mês. A partir de março o pagamento deve ter um adicional de R$ 150,00 a mais por criança de até 6 anos de idade.

SONORA