Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Gripe Aviária: Brasil declara emergência zoossanitária

Por Comunicação. Publicado em 23/05/2023 às 11:33.

Decisão publicada pelo Ministério da Agricultura nesta segunda (22) vale por 180 dias; medida busca evitar que a doença chegue à produção comercial e para preservar a fauna e a saúde humana.

Por Fernanda Nardo

O governo decretou estado de emergência zoossanitária no país por 180 dias diante do avanço do número de casos de influenza aviária. A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial publicada na noite desta segunda-feira (22). Conforme a pasta, a medida busca evitar que a doença chegue à produção comercial e também para preservar a fauna e a saúde humana. O número de casos subiu de cinco para oito, e foi identificado no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Não há ainda casos identificados em humanos. Com a decretação de estado de emergência, o governo tem mais instrumentos para atuar e conter a disseminação do vírus, como explica o gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias.

SONORA

As infecções humanas pelo vírus da Influenza aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. O Ministério da Saúde informou no sábado (20) que as amostras dos 33 casos suspeitos de influenza aviária em humanos no Espírito Santo deram negativas para o vírus H5N1. Outros dois novos casos suspeitos estão sendo investigados. Dessa forma, o Brasil segue sem nenhum caso da doença em pessoas. Em casos de contatos com aves infectadas e de sintomas gripais, o cidadão deve informar imediatamente ao serviço de saúde para que sejam adotados os protocolos de monitoramento e análise laboratorial. Uma das orientações à população é que, se houver suspeita, as aves doentes ou mortas não sejam recolhidas, mas que se comunique o serviço veterinário mais próximo, a fim de que eventual vírus não se espalhe.