Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Iniciativas unem turismo e preservação ambiental no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 01/03/2023 às 07:00.

Dia do Ecoturismo, celebrado em 1° de março, traz a reflexão sobre a importância de promover o desenvolvimento alinhado à preservação ambiental; iniciativas no Estado promovem diversão, educação e conscientização. Confira!

Por Fernanda Nardo

No dia 1º de março é comemorado o Dia do Turismo Ecológico, ou Ecoturismo, uma atividade que envolve a proteção dos ambientes naturais e o respeito às populações locais quando se faz uma visita a um ambiente natural. A data também é uma oportunidade refletir sobre a importância de promover o desenvolvimento alinhado à preservação ambiental. No Brasil, o ecoturismo cresce a cada ano. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cultura e o turismo de natureza motivaram mais de 60% das viagens de lazer internas já em 2019. O turismo ecológico é uma divisão da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações, conforme explica o coordenador de comunicação da Grande Reserva Mata Atlântica, Ricardo Borges.

SONORA

No Paraná, diversas iniciativas promovem um passeio turístico aliado à proteção ambiental. Como a Grande Reserva Mata Atlântica, uma região de rara beleza que abriga o maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo. Borges ressalta que cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nos 60 municípios que compartilham este gigantesco patrimônio localizado entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

SONORA

Outra iniciativa é o Ekôa, localizado em Morretes, no litoral do Paraná. Ele foi criado a partir da necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares de Floresta Atlântica. Trata-se de um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica destinada ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional, como destaca a diretora do espaço, Tatiana Perin.

SONORA

Tatiana explica que a partir de março o Ekôa lança uma série de cursos com o propósito de estimular uma integração mais harmônica entre o homem e a natureza.

SONORA