Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Movimento promovido por grandes empresas vai ajudar pequenos negócios

Por Jornalismo. Publicado em 04/06/2020 às 09:00. Atualizado em 15/06/2020 às 19:02.

Um movimento criado por oito companhias de alimentos e bebidas do país deve apoiar a retomada das atividades de pequenas empresas do varejo. O setor está entre os que mais foram impactados pela crise na economia, por conta da Covid-19. Informações com Grasiani Jacomini

Foto: Pikfree

 

 

 

 

 

O projeto, chamado de “Movimento NÓS”, foi lançado nesta semana. Juntas, as oito empresas vão investir mais de R$ 370 milhões, beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil – entre bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes.

As pequenas empresas de varejo empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores. As ações terão início a partir da segunda quinzena de junho nos locais onde a reabertura dos estabelecimentos for autorizada.

De acordo com Maria Claudia Souza diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil, uma das empresas apoiadoras do movimento, explica que a ajuda será estruturada para contemplar os principais desafios enfrentados pelas empresas de pequeno varejo.

Áudio 1

Além de orientações com foco na saúde, será feito um trabalho também de reabastecimento facilitado do estoque, respeitando as políticas comerciais de cada companhia integrante do projeto. Para Maria Claudia os benefícios aos varejistas serão vários, mas o principal é o fortalecimento dos comércios com os consumidores.

Áudio 2

A proposta é também contribuir com a divulgação de informações relevantes do mercado, como um reforço na democratização da informação e o apoio em fazê-la chegar aos pequenos empreendedores. Maria Claudia Souza analisa que o “novo normal” após a pandemia, vai alterar inclusive o comportamento do consumidor.

Áudio 3

De acordo com as empresas integrantes do “Movimento Nós” as ações serão implementadas em total alinhamento com as decisões dos governos de cada cidade ou Estado para a reabertura das empresas de pequeno varejo.

Repórter Grasiani Jacomini