Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mudanças climáticas afetam preço de vinho e azeite

Por Comunicação. Publicado em 29/11/2023 às 08:30.

Planeta está à beira do colapso, com inúmeras culturas agrícolas deixando de existir ou tendo a produtividade drasticamente reduzida, aponta especialista.

Por Fernanda Nardo

A intensa onda de calor em 2023 é algo que, de fato, é sem precedentes. Este ano, regiões na China registraram temperaturas de 52º. E esse calorão todo é resultado de mais de um século de exploração intensiva de recursos naturais e da liberação descontrolada de grandes quantidades de gases de efeito estufa na atmosfera. De acordo com especialistas, o planeta está à beira do colapso, com inúmeras culturas agrícolas deixando de existir ou tendo a produtividade drasticamente reduzida. Essa situação tem impactos imensos, não apenas na qualidade de vida, mas também nas finanças pessoais. O especialista em Negócios Internacionais, João Alfredo Lopes Nyegray, destaca que houve um aumento global de mais de 50% nos preços do azeite, com a mudança climática sendo a principal razão.

SONORA

Milhares de incêndios aconteceram em todo o mundo, no Havaí, Grécia, Itália, Portugal, França, Croácia, e até mesmo vinhedos centenários não foram poupados. Esse cenário, também afeta a produção de vinho, e o preço do item para o consumidor final, como alerta o especialista.

SONORA