Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Na retomada do turismo no PR, uma dica é visitar as praias de água doce do Noroeste

Por Jornalismo. Publicado em 30/10/2020 às 10:50.

-

Na retomada do turismo na pandemia com viagens de curta distância e em meio à natureza, a dica para quem está na região Noroeste é visitar as praias de água doce do Rio Paraná. Na reportagem, Juliana Sartori.

Devido às preocupações com o coronavírus, os passeio e viagens aos poucos vão sendo retomados pela população paranaense. A ideia é encontrar um formato que garanta mais segurança para o lazer e permita que o setor turístico – grande gerador de emprego e renda do estado – também possa voltar a se movimentar.

Nesse contexto, o feriado prolongado de Finados deve privilegiar os destinos em áreas ao ar livre e viagens de curtas distâncias. Inclusive, os passeios popularmente chamados de “bate-volta” fazem parte do Projeto de Retomada do Turismo da Paraná Turismo para fortalecer o setor.

Uma opção para esse período para quem mora no Noroeste do Estado é aproveitar os portos e as praias de água doce na região, ligados ao Rio Paraná. Quem dá as dicas é o Fundador da Rede de Turismo Regional (a Retur) e coordenador do Instituto Prosperare de Desenvolvimento Pelo Turismo, professor Jacó Gimenes.

SONORA

Segundo Gimenes, as praias e o portos de água doce são os destinos que se encaixam perfeitamente nesse período de retomada do turismo com restrições por conta da pandemia.

SONORA

Para Gimenes, para aproveitar os destinos de água doce do Noroeste do Paraná com segurança, basta seguir algumas orientações.

SONORA

O Sebrae, a Fecomércio, a Paraná Turismo e a Secretaria de Estado da Saúde elaboraram recentemente o Manual de Conduta Segura para os serviços de atrativos turísticos do Paraná. Nele constam as principais orientações na adoção de procedimentos sanitários para a prevenção de contágio da Covid-19, como também recomendações a respeito do reforço das boas práticas e dos procedimentos de higienização dos ambientes, de clientes e de colaboradores.
Dentre as principais orientações estão a higienização correta de equipamentos e do ambiente, o uso de álcool em gel e de máscaras, a adoção do distanciamento social de dois metros e a revisão do limite de pessoas no local, com o objetivo de evitar aglomeração. O manual está disponível no site comunidadesebrae.com.br.

Juliana Sartori