Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Onças atacam Parque das Aves; 172 flamingos morreram

Por Jornalismo. Publicado em 09/11/2021 às 17:46.

Ataque de onças pintadas fez com que o Parque das Aves perdesse quase todos os seus flamingos. É a primeira vez que uma situação assim acontece em quase 3 décadas de existência do Parque das Aves, que é integrado ao Parque Nacional do Iguaçu e possui sistema anti-predadores.

por Amanda Yargas

Duas onças pintadas entraram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, na madrugada desta terça-feira. O ataque causou a morte de 172 flamingos, deixando apenas 4 animais desta espécie vivos.  Segundo a administração do parque, o motivo da morte de cada animal está sendo investigado, já que parte das aves podem ter morrido por miopatia, decorrente do estresse da situação. 

Além disso, a administração do Parque da Aves informou que investiga também como as onças conseguiram entrar no zoológico, algo inédito em 27 anos de existência. 

De acordo com a Diretoria de Engajamento e Sustentabilidade do parque, há uma sistema de proteção a predadores, já que o local é integrado ao Parque Nacional do Iguaçu. A estrutura conta com câmeras de monitoramento, luz pulsante e outros detentores e práticas para evitar os felinos. 

O Parque das Aves anunciou ainda que está fechado para visitação até esta sexta-feira.

O projeto Onças do Iguaçu divulgou uma nota de esclarecimento, na qual se solidariza com o Parque das Aves pela perda dos flamingos. O Projeto identificou as onças como uma fêmea e um filhote de cerca de um ano de idade. Segundo a nota, nessa fase, as mães estão ensinando os filhotes a caçar.

A nota lembra que onças são animais carnívoros e ótimas caçadoras e que não há crueldade no seu comportamento.  O Projeto Onças do Iguaçu estima que haja hoje 28 onças que vivem nos 185 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu, uma quantidade pequena para a área. 

Por isso, a nota reitera que é seguro visitar os parques, que nunca houve um acidente envolvendo pessoas e que a tendência das onças é se afastar de humanos e procurar refúgio na mata. Ainda reforça que as onças quase foram extintas na região na década de 90, que com esforço e dedicação de muitos conservacionistas elas conseguiram se recuperar mas que a situação ainda inspira cuidados para que elas possam ter chance de sobrevivência.