Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pacote econômico tem 13º do INSS adiantado, saque do FGTS, aumento de margem para empréstimo consignado

Por Jornalismo. Publicado em 17/03/2022 às 19:00.

Pacotão de medidas econômicas é lançado pelo governo federal para injetar dinheiro na economia ainda no primeiro semestre.

por Amanda Yargas

O INSS começa a adiantar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas no dia 25 de abril. A segunda parcela está prevista para ser paga a partir de maio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governo federal. A antecipação do décimo terceiro vai injetar na economia R$ 56,7 bilhões. Todos os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade tem direito ao benefício. 

O pacote econômico anunciado pelo governo inclui também o saque de até mil reais no FGTS. O Ministério do Trabalho e Previdência estima que a medida atenda 40 milhões de pessoas. O valor movimentado pode chegar a R$ 30 bilhões se todos os trabalhadores aptos retirarem o valor. Este saque vai estar disponível a partir de 20 de abril. 

Também está previsto o aumento de margem para empréstimo consignado. Atualmente é possível comprometer até 35% do salário e essa margem vai passar a 40%. Pelo novo pacote, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada ou que fazem parte do programa Auxílio Brasil também podem fazer empréstimos consignados. A medida afeta 52 milhões de pessoas o que possibilita uma movimentação de 77 bilhões em empréstimos consignados. 

O governo federal ainda deve lançar um programa de simplificação de microcrédito digital para empresas que faturam anualmente até 360 mil reais e outro para aumentar o poder de compra entre pessoas de baixa renda.