Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem 39 cidades com presença de ferrugem asiática

Por Jornalismo. Publicado em 17/01/2023 às 19:32.

O estado do Paraná já tem quase 40 cidades com a presença da doença de ferrugem asiática.

Por Marinna Prota

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) identificou a presença de ferrugem asiática em lavouras de soja no estado em 2022. O primeiro registro foi feito em novembro na zona rural de Terra Roxa e Londrina, noroeste e norte do Paraná. A doença preocupa as autoridades e empresários do agronegócio, como explica o engenheiro agrônomo Edivan José Possamai, coordenador estadual do Programa Grãos do IDR/PR.

SONORA

O Paraná é um dos estados que mais sofrem com a doença no país, e foi o primeiro local de identificação da ferrugem asiática no Brasil, na safra 2000/2001. No ciclo de duas décadas depois foram registradas 100 ocorrências da doença em planta no Paraná. Ainda conforme Edivan, é preciso realizar ações preventivas para evitar que a ferrugem asiática se espalhe.

SONORA

Segundo os dados do Consórcio Antiferrugem são 12 ocorrências de ferrugem asiática confirmadas no Paraná nas cidades de Cantagalo, Corbélia, Iracema do Oeste, Londrina, Mamborê, Mariópolis, Nova Santa Rosa, Palotina, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu, Santana do Itararé e Terra Roxa. Em outros 24 municípios os pesquisadores identificaram a presença de esporos, o que indica uma potencial contaminação das lavouras.