Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem mais de 2.200 denúncias de crimes eleitorais no app Pardal

Por Jornalismo. Publicado em 06/10/2022 às 22:36.

O Paraná é o 2º estado da região sul com maior número de denúncias de crimes eleitorais no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral. 

Por Marinna Prota

Dados disponibilizados pela plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as denúncias feitas no aplicativo Pardal, nas eleições de 2022, apontam que o Paraná teve 2.204 denúncias de crimes eleitorais, todas relacionadas a propaganda eleitoral irregular. Em 2018, quando também ocorreu a eleição presidencial, 1.970 ocorrências foram registradas, 10,62% a mais do que neste ano.

O estado do Paraná é o segundo com o maior número de denúncias, na região sul do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que está em primeiro lugar, com 2.977 irregularidades.

Todas as ocorrências são analisadas e investigadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), caso seja constatado o crime, é feita a abertura de ação civil pública contra os candidatos. Depois os processos são encaminhados para julgamento dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O cidadão que flagrar algum crime eleitoral pode fazer a denúncia através do app Pardal, que é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS. O denunciante deve preencher um cadastro e anexar provas, como fotos, vídeos ou áudios. O Tribunal Superior Eleitoral afirma que o sigilo da denúncia é garantido.