Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná tem mais de 9.300 ocorrências de estelionato digital

Por Jornalismo. Publicado em 25/10/2022 às 14:32.

Sobe o número de casos de estelionato digital no Paraná, PIX é a principal ferramenta para criminosos movimentarem dinheiro.

Por Marinna Prota

Nos nove primeiros meses de 2022 a Polícia Civil do Paraná (PC-PR) registrou um aumento de 65% nos casos de crimes de estelionato digital. De janeiro a setembro, foram 9.322 ocorrências, quase o dobro dos casos de 2021, que somaram 5.626 registros, no mesmo período, conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

O PIX tem sido uma das principais formas de roubar o dinheiro das vítimas antes que elas percebam que se trata de um golpe. Vendas de produtos que não existem anunciados em contas invadidas, sites de namoro que acabam em prejuízo para as vítimas e tantos outros tipos de armadilhas têm em comum a utilização da ferramenta de pagamento instantâneo.

Segundo Rafael Guazelli, advogado especialista em Direito Bancário, apesar das vítimas saírem lesadas e precisarem da justiça para tentar reaver o dinheiro, os bancos não estão livres de culpa.

SONORA

Para tentar combater esse tipo de situação, o Banco Central tem buscado soluções.

SONORA

Caso você caia em algum tipo de golpe envolvendo o PIX, a orientação é avisar a instituição bancária e realizar um boletim de ocorrência, que pode ser feito online no site www.policiacivil.pr.gov.br/NUCIBER ou pelo (41) 3304-6800.