Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná terá polo de inovação focado em pesquisa genética e produtos para a saúde e agropecuária 

Por Jornalismo. Publicado em 21/06/2021 às 18:18.

O Paraná terá polo de inovação focado em pesquisa genética e produtos para a saúde e agropecuária. O Vale Genoma, instalado em Guarapuava, vai contar com a colaboração entre instituições universitárias, o setor empresarial, a esfera pública e a sociedade civil para o crescimento dos estudos e negócios no setor.

Foto: SETI

 

Nesta segunda-feira, um encontro remoto reuniu líderes políticos e empresariais do Paraná para realizar parcerias para o Vale Genoma. O projeto está fomentando um ecossistema de inovação, com apoio científico e criação de startups voltadas para a pesquisas genéticas das áreas da saúde e agropecuária. 

O projeto prevê a instalação do polo em Guarapuava, região central do Estado, no local já conhecido como Cidade dos Lagos, que já conta com outras instituições de ensino, pesquisa e saúde. 

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o projeto, que está sendo pensado há três anos em parceria com a Prefeitura e outras organizações científicas, é pioneiro no Brasil e no mundo, e articula estudos acadêmicos e a iniciativa privada para transformar ideias em projetos de grande impacto, nos moldes do que acontece no setor de tecnologia no Vale do Silício.   

SONORA

A ideia é desenvolver um modelo de coopetição, um conceito que alia cooperação e competição, favorece o crescimento conjunto de segmentos empresariais e profissionais. De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o Vale Genoma vai facilitar a aplicação de estudos no desenvolvimento de produtos e serviços viáveis para o mercado

SONORA

O governo anunciou a criação de uma estrutura laboratorial com equipamentos de última geração para o armazenamento e processamento de dados. Também será constituída uma venture builder, uma organização focada em fomentar a criação de novas empresas, com compartilhamento de recursos humanos e logísticos, como infraestrutura física e setores jurídico, contábil, mercadológico, entre outros. Durante o encontro, o governador também assinou uma Mensagem que trata do ICMS para produção de eletroeletrônicos de informática e telecomunicação para o polo industrial de Guarapuava e também de  Londrina, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Cornélio Procópio e Dois Vizinhos.

 

Amanda Yargas