Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná teve aumento de 48% no número de inventários em 2021

Por Jornalismo. Publicado em 21/03/2022 às 17:06.

O número de inventários realizados no Paraná teve um acréscimo acentuado em 2021. Além de facilidades geradas pelas plataformas online, a maior parte das pessoas quer garantir os direitos à herança também dos próprios filhos.

por Amanda Yargas

Uma das cenas mais clássicas de filmes e livros estrangeiros é aquela na qual  a família se reúne para a leitura do testamento de um falecido e alguns parentes acabam ficando de fora da partilha de bens. A história não teria como se repetir por aqui, como explica a advogada Glenda Gondim. 

SONORA

O primeiro passo para fazer a partilha é o inventário, que inclui não apenas os bens, mas também as obrigações financeiras deixadas pela pessoa falecida.

SONORA

Em 2021 os cartórios paranaenses registraram um aumento de 48% no número de inventários, em relação a 2020, segundo o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR). Além do aumento do número de mortes ocasionado pela pandemia, a advogada avalia que a preocupação com a continuidade da sucessão também incentivou mais pessoas a legitimar a distribuição de bens entre familiares. 

SONORA

O inventário também pode ser feito online por meio de videoconferência com o tabelião pela plataforma oficial e-notariado.org.br.