Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paranaenses participam de construção internacional de telescópios e pesquisa em astrofísica

Por Jornalismo. Publicado em 18/02/2022 às 08:15.

Primeiro observatório do mundo a captar raios gama está sendo construído com ajuda de pesquisadores do Paraná.

Pesquisadores do Paraná fazem parte da equipe internacional que está trabalhando na construção de um observatório de partículas cósmicas eletromagnéticas de alta frequência.  A projeção é que o Cherenkov Telescope Array (CTA) chegue a uma sensibilidade e precisão 10 vezes maior do que os experimentos atuais em apenas 5 anos. Serão 100 telescópios instalados em dois locais, um em Cerro Paranal, no Chile, e outro em La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha.

O professor Jaziel Goulart Coelho da Universidade Tecnológica Federal do PR é coordenador do NAPI, a rede de pesquisa paranaense que integra o projeto. Ele explica a importância desta estrutura.

SONORA

Cada parte do telescópio foi projetada por uma instituição diferente e a integração e coordenação são feitas por uma equipe de engenheiros alemães. O Brasil projetou e construiu a estrutura de suporte da câmera, nos telescópios de porte médio,depois de uma competição pelo melhor projeto com a França. O desenvolvimento do suporte foi desafiador, já que a câmera pesa 2 toneladas e meia e precisa de estabilidade total para garantir imagens nítidas, ao mesmo tempo, precisa ser posicionada de acordo com o que se pretende captar, com movimentação em 3 eixos. Tudo isso, a 16 metros de distância dos espelhos.

O professor Jaziel avalia que o resultado do envolvimento em um projeto deste porte vai muito além do campo da astrofísca.

SONORA

O NAPI conta com a participação de pesquisadores da UTFPR, UFPR, UEL, UEPG e Unila, além do apoio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O projeto teve início com o aporte de R$ 1 milhão e 53mil reais em investimentos do governo estadual.