Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisador da UFPR desenvolve turbina a jato sem pás que melhora desempenho e segurança em aviões

Por Jornalismo. Publicado em 09/07/2021 às 13:59.

Um pesquisador da UFPR criou uma versão diferente para as turbinas de aviões. O princípio continua sendo a propulsão a jato, mas ela traz o vão interno livre e sem pás ou hélices.

 

Uma turbina de avião funciona, de maneira geral, captando e comprimindo o ar, que entra em uma câmara de combustão onde uma reação com o combustível acontece. Essa reação produz calor a temperaturas acima de mil graus Celsius e libera um jato de ar para trás, que impulsiona a turbina para frente, e por consequência movimenta o avião. 

Mas o professor Cyro Ketzer Saul, do Departamento de Física da UFPR, desenvolveu um outro modelo de turbina, sem as pás giratórias, que acaba de ser patenteado. Segundo ele, a inspiração para o projeto veio de ventiladores sem hélice.

SONORA

A turbina projetada por Cyro tem o formato parecido com uma turbina convencional, mas com o eixo interno livre, e seu funcionamento se baseia em princípios da dinâmica de fluidos, combinando energias térmica e elétrica para produzir a propulsão a jato.

SONORA

De acordo com o criador, a turbina tem três vantagens principais: usa menos combustível, opera em temperatura muito menor ao modelo convencional e evita impactos e prejuízos causados por objetos ou animais sugados pelas turbinas. Apesar disso, o desenvolvimento completo e futura utilização desse equipamento esbarra na falta de recursos e estrutura, e também no desinteresse das empresas que projetam e fabricam motores para a aviação, procuradas pelo pesquisador. 

SONORA

 

Amanda Yargas