Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

PL das Fake News deve ser votado nesta terça (02)

Por Comunicação. Publicado em 02/05/2023 às 10:42.

Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) manifestou o seu apoio a PL das Fake News, que prevê que as empresas poderão ser multadas caso descumpram decisão sobre retirada de conteúdo criminoso.

Por Fernanda Nardo

A Câmara Federal deve votar hoje (02) o projeto que pretende estabelecer regras para o funcionamento das redes sociais, com a responsabilização das plataformas pela disseminação das “fake news”. O requerimento de urgência, aprovado na última semana, permite que o projeto vá direto à análise do Plenário, sem passar pelas comissões. Conhecido como PL das Fake News, a proposta visa criar a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Após negociar ajustes no texto com líderes dos partidos, o relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), apresentou novo parecer, recuando num dos pontos mais polêmicos da proposta: a criação de uma autarquia federal para fiscalizar a aplicação da lei, com poder de tirar do ar contas e conteúdos considerados criminosos. Quando da votação da urgência, Orlando Silva destacou que a proposta fortalece a liberdade de expressão e a democracia.

SONORA

A oposição, por outro lado, teme os reflexos negativos que a legislação possa vir a ter na economia, como alerta o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

SONORA

Para o deputado Bohn Gass (PT-RS), o PL das fake news não prevê controle sobre conteúdo, mas sobre empresas que disseminam discursos de ódio.

SONORA

Entre os tipos de conteúdo que as redes sociais terão de sinalizar ou retirar da internet, estão a incitação a: golpes de estado, atos de terrorismo, suicídio, crimes contra crianças e adolescentes, discriminação, preconceito e violência contra a mulher. As empresas poderão ser multadas caso descumpram decisão sobre retirada de conteúdo criminoso, e responder judicialmente por danos decorrentes da veiculação de material impróprio na forma de publicidade. A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) manifestou o seu apoio a PL das Fake News. Para ter acesso ao manifesto, basta entrar no site: https://aerp.org.br.