Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Plataforma desenvolvida por pesquisadores da UFPR mostra previsão da Covid-19 nas cidades paranaenses

Por Jornalismo. Publicado em 28/10/2021 às 14:44.

Na pandemia, a Matemática passou a estar muito presente no acompanhamento da Covid-19, já que os números de infectados, de óbitos e de recuperados circulam diariamente na mídia.  Pesquisadores de Matemática e de Computação da Universidade Federal do Paraná desenvolveram um novo sistema que permite prever os números da Covid-19 nas cidades paranaenses, através de Equações Diferenciais.

Por Isabela Stanga.

Parceria Rede Aerp de Notícias e Agência Escola UFPR

Cientistas da Universidade Federal do Paraná lançaram recentemente a plataforma Previsões Covid, que permite ao usuário prever qual será o comportamento da pandemia em sua cidade. A aplicação está disponível para todas as cidades do Paraná e usa os dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde para estimar quais serão os números de infectados, recuperados e óbitos para os 15 dias posteriores. A ideia é que as previsões estejam disponíveis para toda a população, como explica Rodrigo Schulz, professor de Licenciatura em Ciências Exatas no Setor Palotina da UFPR e um dos responsáveis pelo estudo.

SONORA

De acordo com o pesquisador, o modelo matemático escolhido para a plataforma se chama SIR, já que divide a população em três grupos de análise: suscetíveis, infectados e removidos.  As pessoas que nunca tiveram contato com a doença são consideradas suscetíveis e só passam a pertencer ao grupo de infectados se forem contaminadas pela Covid-19. Os removidos são aqueles que já se recuperaram da doença ou foram à óbito.
A partir dos dados da Secretaria de Saúde, a plataforma calcula a circulação dos cidadãos entre os grupos SIR diariamente em cada cidade para prever como eles vão se comportar nas duas próximas semanas. Segundo o professor Rodrigo, atualmente há uma tendência de queda nos casos e nos óbitos na maioria das cidades do Paraná.

SONORA

Participaram do desenvolvimento do projeto, além de professores e estudantes de graduação e também do Ensino Médio, como Victória Carraro da Silva.  Atualmente, ela cursa o Ensino Médio na UFPR, com formação técnica em Petróleo e Gás, e participou da fase de testes da plataforma de previsão da Covid.  Victoria ressalta que as estimativas podem ajudar não só a população, mas também os gestores públicos no combate à pandemia.

SONORA

Para conferir a previsão da pandemia para a sua cidade, basta entrar no site da plataforma Previsões Covid-19 em previsoescovid.codeitdev.com – o resultado é gerado em poucos segundos.