Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

População Negra enfrenta racismo estrutural e falta de representatividade na política

Por Jornalismo. Publicado em 14/02/2022 às 17:57.

Lideranças negras dos partidos políticos apresentaram problemas e dificuldades enfrentados por essa população na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta é construir uma política mais plural e representativa.

por Amanda Yargas

Nesta segunda-feira, a Frente Política Negra do Paraná fez uma exposição das iniciativas promovidas pelo fórum aos deputados estaduais. A Frente é formada por representantes de lideranças negras de diversos partidos e tem o compromisso de fazer ouvir as vozes negras silenciadas, como explicou a secretária geral da frente, Clemilda Santiago Neto.

SONORA

A secretária geral também trouxe vários dados sobre discrepâncias de acesso a direitos básicos de saúde e segurança entre a população negra e a não negra e como isso também se reflete na representatividade política. 

SONORA

A frente se propõe uma organização que defende o exercício pleno da democracia, respeitando a pluralidade partidária, mas com agenda política única em prol da população negra. 

SONORA

Fazem parte da Frente Política Negra do Paraná lideranças negras dos partidos políticos PSB, PSDB, PDT, PC do B, PT, Cidadania, PSD, MDB, PP, PV e PSOL.