Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Preço da gasolina deve subir cerca de R$0,40 nesta quarta

Por Jornalismo. Publicado em 28/02/2023 às 22:30.

 O aumento dos combustíveis está atrelado ao fim da isenção de impostos federais.

Por Marinna Prota

No fim da tarde desta terça-feira (28) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) afirmou que o retorno da cobrança de impostos federais que incidem sobre a gasolina e o etanol deve provocar um aumento considerável no preço dos combustíveis. O anúncio foi feito logo após a divulgação da Petrobrás de uma nova redução nos valores cobrados das distribuidoras.

SONORA

Os impostos federais que voltarão a ser cobrados são o PIS e a Cofins, que estavam suspensos desde março de 2022. No caso da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), ela deve continuar suspensa até o fim de 2023, segundo o governo. Com isso, filas se formaram na capital paranaense para que motoristas aproveitassem os valores sem reajuste ainda nesta terça.

Em nota, o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (PARANAPETRO) disse que há indicativos de “um repasse de alta significativa das distribuidoras para os postos, devido ao retorno da cobrança dos impostos federais”, mesmo com a redução anunciada pela Petrobras. Não foi divulgada uma previsão de quanto o valor da gasolina deve subir nas bombas.