Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeito de Araucária exonera mãe e tia da atual esposa após repercussão

Por Redação. Publicado em 26/04/2023 às 23:21.

O prefeito de Araucária exonerou nesta quarta-feira duas servidoras das secretarias de Cultura e Turismo e de Planejamento depois que a suspeita de nepotismo repercutiu negativamente sobre ele.

Por Marinna Prota

O prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, que se desligou no partido Cidadania nesta semana, exonerou duas servidoras nesta quarta-feira (26). A decisão foi tomada após o Ministério Público do Paraná (MPPR) abrir uma investigação sobre um possível caso de nepotismo na prefeitura.

O chefe do executivo tinha nomeado Marilene Rode, mãe da sua atual esposa e Elizângela Rode, tia da menina de 16 anos com a qual ele casou, para cargos nas secretarias de Turismo e Cultura e também do Planejamento. Em nota, a prefeitura de Araucária informou que “Marilene deve voltar ao seu trabalho em Colombo e Curitiba e Elizângela segue na Secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos”. 

Depois de se casar pela quinta vez em 12 de abril deste mês, Hissam ganhou repercussão nacional, já que a nova esposa tem menos de 18 anos e é 49 anos mais jovem do que ele. Mas, após esta situação, que de acordo com as leis brasileiras é permitida, ele também virou alvo de críticas por ter nomeado parentes para cargos públicos. Ao menos seis familiares ou parentes do prefeito trabalhavam no executivo.

Além da mãe e da tia de sua esposa, ele também emprega as suas duas filhas, a ex mulher e a ex cunhada.

O promotor de Justiça do MPPR, Rafael Pereira, afirma que é preciso avaliar cada caso, para distinguir o que é nepotismo.

 SONORA 

O político já foi investigado em 2019 por suspeita de nepotismo, por empregar esposa, genro e cunhado, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu arquivar o processo. O MPPR disse em nota que tem “procedimentos em andamento” para apurar a nova denúncia de nepotismo, mas que por envolver menor de idade não pode repassar mais informações.