Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Produtora paranaense fica entre as 100 mulheres poderosas do agronegócio

Por Comunicação. Publicado em 19/11/2021 às 14:14.

Por meio do cooperativismo, Débora Noordegraaf rompe preconceitos e também ajuda outras mulheres a conquistarem seu espaço.

Por Fernanda Nardo

O espírito de liderança de Débora Noordegraaf fez com que ela fosse considerada pela Forbes uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro. A suinocultora de Castro, nos Campos Gerais, começou a se interessar pelo trabalho com o cooperativismo por conta do marido que também atua no setor. A partir disso, ela ficou motivada a conquistar seu próprio espaço e olhar com atenção para as mulheres que trabalham no campo. Débora é coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda, um dos grupos mais antigos de mulheres cooperativistas. Ela destaca que há 12 anos buscam promover formação no protagonismo feminino.

SONORA

Mas Débora destaca que, infelizmente, ainda é exceção no setor, e que precisa garantir avanços para o crescimento feminino na área. De acordo com o Censo Agropecuário 2017, as mulheres são proprietárias de somente 19% dos estabelecimentos agrícolas. Outra pesquisa, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), mostra que 26% dos cargos de decisão e comando nas atividades produtivas são de mulheres. Para ela, apesar das dificuldades, a expectativa é de melhora e de crescimento da atuação das mulheres no campo e no cooperativismo.

SONORA

Alguns dados do Paraná também mostraram que cerca de 20% das propriedades rurais do Paraná são comandadas por mulheres, segundo Censo Agropecuário do IBGE.