Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto prevê multa a ciclista flagrado em “rabeira” de ônibus

Por Jornalismo. Publicado em 07/11/2019 às 11:15.

Um projeto de lei de um vereador de Curitiba pretende multar quem for flagrado pegando rabeiras nos ônibus do transporte coletivo da capital. Além da multa a bike pode ser apreendida.

Foto: Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

 

 

 

 

Um projeto de lei, que tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), pretende multar quem for flagrado conduzindo bicicleta, skate ou patinete na rabeira dos ônibus que trafegam por canaletas e vias exclusivas do transporte coletivo na capital. A proposta do vereador Tico Kuzma (PROS) está na Comissão de Constituição e Justiça da casa.

O texto diz que quem for pego nesta prática terá o veículo apreendido e precisará pagar uma multa de R$ 500 para poder restituir o bem. Caso o condutor seja menor de idade, a devolução só será feita aos pais ou responsáveis.

Segundo vereador Kuzma, a falta de uma legislação mais clara e objetiva faz com que esses condutores se achem no direito de fazer essas manobras perigosas.

Para o especialista em trânsito e vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, a lei curitibana pode abrir portas para que outras cidades adotem a medida. Além disso, com mais fiscalização a prática da rabeira vai ser inibida.

Mauro ainda lembra que ciclistas e skatistas precisam também respeitar as leis de trânsito.

Repórter Alexandra Fernandes