Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto quer isentar pessoas com autismo de tarifa do transporte coletivo intermunicipal

Por Jornalismo. Publicado em 14/10/2019 às 19:10.

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná quer conceder a isenção da tarifa no transporte coletivo intermunicipal para pessoas com autismo e seu acompanhante. A intenção é ajudar nos custos de tratamento.

Foto: ALEP

 

 

 

 

 

Um projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, propõe que as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista não paguem passagem do transporte coletivo intermunicipal para fazerem tratamentos de saúde. O acompanhante desta pessoa também vai ter a isenção da tarifa. Segundo o deputado Marcio Pacheco (PDT), a intenção é ajudar nos gastos elevados que as famílias têm com as terapias. Como em muitos municípios não há clínicas especializadas, os pacientes precisam se deslocar para outras cidades.

Uma das famílias que passa por esta situação é a do Rafael Sallet. O filho dele, de 6 anos, é portador do espectro autista. Eles moram em Curitiba e parte do tratamento é feita em uma clínica em Colombo, na região metropolitana da capital. Como é preciso ir uma vez por semana a sessão, os custos ficam elevados.

Ainda segundo Rafael, que é presidente da União de Pais Pelo Autismos (UPPA), este tipo de benefício é importante para as famílias, já que o autistas precisam de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar.

Em setembro outro projeto de lei, também do deputado Marcio Pacheco, isentou os autistas da tarifa de pedágio para quem faz tratamento fora do domicílio. A matéria aguarda a sanção apenas do governador.

Repórter Alexandra Fernandes