Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Queda na bolsa incentiva entrada de novos investidores

Por Jornalismo. Publicado em 13/03/2020 às 11:38.

A bolsa de valores teve mais um dia difícil ontem, e a queda acentuada acionou duas vezes o sistema circuit braker. Com isso foram 4 paradas em apenas uma semana. E enquanto os índices preocupam governos e empresários, para quem quer investir eles abrem uma oportunidade.

Foto: Reuters/Paulo Whitaker

 

 

 

 

Só nessa quinta-feira as negociações da bolsa de valores brasileira foram interrompidas duas vezes. Com isso somam-se quatro paralizações em um período de uma única semana, um feito inédito desde que o circuit breaker começou a ser usado, em 1997. A assessora de investimentos, Regi Arruda, explica como funciona o sistema.

O primeiro circuit breaker do dia aconteceu cerca de 20 minutos depois da abertura da bolsa que já tinha despencado 11,65%. O segundo acionamento do sistema foi logo depois das 11h10, quando o Ibovespa recuou 15,43%. Durante o dia, a descida chegou a passar os 19%, mas a bolsa fechou em queda de 14,78%, a 72mil582pontos.

Já o dólar, passou de R$ 5 nessa quinta, mas o Banco Central leiloou dólares em moeda à vista, o que segurou o avanço e a moeda fechou com subida de 1,41%, batendo um novo recorde de fechamento nominal em 4reais e78 centavos.

Com estes índices, os valores reduzidos das cotas acabam incentivando quem queria entrar na bolsa. Mas a assessora explica que começar a investir ou migrar o investimento neste momento só é válido para alguns investidores, que precisam ter o perfil certo e estar preparados para as oscilações.

Um dos investidores que aproveitou este momento é o publicitário Jefferson Faria. Ele começou investindo em criptomoeda, mas já estava estudando a melhor maneira de investir na bolsa há algum tempo, como conta.

Mas o publicitário enfatiza que é preciso entender os movimentos de mercado e ter paciência para fazer o investimento valer  a pena.

 

Repórter Amanda Yargas