Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Reajustes 2022: veja o que fica mais caro no próximo ano

Por Comunicação. Publicado em 21/12/2021 às 15:30.

Previsões seguem difíceis para os brasileiros. A inflação seguirá elevada, em torno de 12% ao ano, segundo especialistas.

Por Fernanda Nardo

 

Alimentos, combustíveis, energia elétrica e imóveis são alguns dos vilões da inflação que o Brasil vem enfrentando durante todo o ano de 2021. E as previsões de especialistas para o próximo ano não são nada animadoras, já que por conta da pandemia, a economia ainda segue instável. A inflação seguirá elevada, em torno de 12% ao ano, como explica o doutor em Desenvolvimento Econômico e professor da Universidade Positivo, Guilherme Marques Moura.

SONORA

Segundo o especialista, a conta de luz, que aumentou durante todo esse ano, tem previsão para ficar ainda mais cara em 2022. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o valor deve subir 21%. Será o maior aumento em sete anos.

SONORA

Já o IPTU não deve apresentar uma alta tão significativa, dado que a tabela de preços é, geralmente, determinada pelas prefeituras. No caso dos carros, a elevação do preço do usado ocorreu devido à escassez e aos altos valores dos carros zero quilômetro. 

SONORA

Para 2022, o governo divulgou que o salário mínimo será reajustado em 10%, para 1.210 reais. Mas os brasileiros vão continuar perdendo o poder de compra, como explica Moura. Por isso, ele alerta que o próximo ano é de cautela e planejamento para a população.

SONORA